Uma das revelações dos Saltos Ornamentais do Brasil, a paraibana Luana Lira conquistou uma vaga para o Campeonato Sul-Americano Juvenil, em Arica, no Chile. A paraibana se classificou para a competição no trapolim de 3 metros depois de uma seletiva no Rio de Janeiro, no início deste mês. Ela e mais sete atletas na faixa etária de 14 a 18 anos obtiveram os índices para o torneio.
Luana Lira, atleta de Saltos Ornamentais (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
O Sul-Americano iria acontecer no final de março, mas a competição foi transferida para maio, por causa das reformas nas piscinas de Arica. Luana ficou satisfeita, pois o período de treinos ficará mais extenso. Por isso, é uma oportunidade de ganhar mais ritmo e tentar adquirir novos saltos.
Sob o olhar do técnico do Grêmio Cief, Edmundo Vergara, a preparação de Luana está sendo acelerada desde o ano passado. Antes da seletiva na Cidade Maravilhosa, a saltadora estava treinando em dois períodos
Edmundo Vergara passa instruções para Luana
após salto (Foto: Lucas Barros)
- Valeu muito a pena tudo que fiz até agora. Era um esforço muito grande para me preparar. As atividades eram feitas a tarde e a noite. Fiquei muito feliz com essa vaga no Sul-Americano. E como eu já participei de uma competição como essa, já tenho mais ou menos uma noção de como funciona. Cada vez que eu viajo vou adquirindo mais experiência - comentou.
Com a conquista da vaga de Luana, o treinador Edmundo Vergara recebeu a notícia com orgulho. É que todos os resultados conquistados pela atleta são frutos de muitos treinos. Segundo ele, o calendário deste ano será extenso: Sul-Americano Juvenil, preparação para as Olimpíadas de 2016 e o Pan-Americano Júnior.
- Terminamos a Taça Brasil em dezembro do ano passado, e já ficamos treinando praticamente direto. Fizemos apenas um intervalo entre o Natal e Ano Novo. A atleta está em uma fase de treinos muito grande. Ela não tem descanso e assim deve continuar - afirmou Edmundo Vergara.
Luana Lira salta no trampolim de 10 metros (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)