04/12/2012
A atleta Luana Lira não pára de trazer grandes resultados para a Paraíba. No último final de semana, a jovem de apenas 16 anos conquistou o título no trampolim de 3 m na Taça Brasil de Saltos Ornamentais 2012, competição que foi realizada no parque aquático Júlio de Lamare, no Rio de Janeiro. Além do bom resultado, a atleta que defende as cores do Grêmio Cief foi selecionada no Projeto Olímpico de Saltos Ornamentais visando os Jogos Rio 2016.
Neste novo projeto coordenado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), serão formadas, a partir de 2013, uma seleção e comissão técnica permanentes, visando evoluir o nível dos atletas brasileiros até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Outra novidade será a contratação de um treinador estrangeiro para comandar a seleção. O nome do novo técnico ainda não foi definido pela CBDA.
Além de Luana, o treinador do Grêmio Cief, Edmundo Vergara, tambem foi selecionado para participar da comissão técnica permanente. Feliz com a novidade, a atleta contou que a CBDA ainda não revelou muitas informações sobre o Projeto Olímpico de Saltos Ornamentais. Porém, a atleta já sabe que em 2013 começará uma nova etapa em sua carreira fora da Paraíba.
“Eles (CBDA) ainda não nos passaram muitas informações sobre o projeto. Acho que daqui para o final janeiro teremos novidades. Só sei que será montada esta seleção permanente para desenvolver os saltos ornamentais no país. Outra coisa que eu sei é que será contratado um técnico estrangeiro para nos treinar. Será uma grande oportunidade para mim. Vou me dedicar para conseguir atingir meu objetivo que é chegar nas Olimpíadas”, contou a atleta.
Além da medalha de ouro no trampolim de 3 m, Luana Lira ainda conquistou outros dois bronzes na Taça Brasil de Saltos Ornamentais 2012. Competindo ao lado de Bruna Brunnett, Luana faturou dois bronzes na plataforma sincronizada e no trampolim de 3 m sincronizado. A equipe do Grêmio Cief tambem fez bonito e terminou a competição na quinta posição