Advogado, de 47 anos, assume o cargo que era de Alessandro Checchinato 14/01/2022
(Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2022) Alexandre Zwicker é o novo diretor de Polo Aquático da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Ele assume o cargo em substituição a Alessandro Checchinato. A nomeação foi feita de forma oficial nesta quinta-feira (13), por meio de boletim.
Alexandre Augusto de Mattos Zwicker, 47 anos, é advogado, vice-presidente da Federação Aquática Paulista (FAP), diretor da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos, presidente da Liga Polo Aquático Brasil, diretor regional do SindClubes – Região de Bauru, professor em cursos de direito e administrador de projetos esportivos.
Zwicker assume o cargo em meio ao retorno das competições de Polo Aquático no Brasil. A modalidade foi uma das mais afetadas pela pandemia, já que é a única dos esportes aquáticos que é disputada de forma coletiva.
“Os últimos dois anos foram difíceis para realização de campeonatos em qualquer modalidade desportiva, mas, mesmo com tamanha dificuldade enfrentada, a diretoria de Polo Aquático da CBDA conseguiu realizar grandes eventos. Minha expectava é que haja campeonatos regulares com toda segurança a atletas técnicos e demais evolvidos para que a modalidade continue crescendo de tal forma que possam ser realizados em novos clubes e Estados Federados”, disse.
Um dos primeiros desafios de Zwicker como diretor de Polo Aquático da CBDA será a Copa PanAm Aquatics (nova denominação da Copa UANA). A competição seria realizada em janeiro, mas foi adiada pela entidade alegando problemas sanitários por conta da COVID-19. A Copa PanAm Aquatics de Polo Aquático é classificatória para o Campeonato Mundial de Fukuoka e deve ser realizada em março, em Bauru.
A cidade no interior de São Paulo também receberá o Campeonato Pan-Americano sub-18, mas ainda sem data definida.
Um dos principais projetos de Zwicker é fortalecer o Torneio PAB Kids, competição destinada às categorias menores e que tem fundamental importância no desenvolvimento da modalidade.
“Para 2022, vamos buscar desenvolver PAB KIDS em Estados do Sul, Norte, Nordeste e Centro Oeste, como forma de integração e desenvolvimento do Polo Aquático nacional. Há grande procura de cidades da região centro-oeste para a manutenção do polo aquático nessa região”, completou.
Zwicker acrescenta com planos de desenvolver a parte educacional do Polo Aquático no Brasil.
“Queremos criar ainda a CBDA ACADEMIA DE POLO AQUÁTICO com cursos livres em EAD para professores, técnicos, gestores e atletas em geral”, finalizou.
A CBDA aproveita para agradecer ao ex-diretor, Alessandro Checchinato, pelos serviços prestados.