Regulamento - OFICIAL DA VII TROFÉU OLGA DE PINCIROLI POLO AQUÁTICO FEMININO - 2015

Por Livany Avino
Em 13 de outubro de 2015

Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2015. 

Boletim nº297/2015

RC

Ref: Troféu Olga Pinciroli 2015

Ilmo.Sr.

Presidente de Federação

Senhor Presidente:

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos-CBDA, vem divulgar a seguir, o Regulamento Oficial da VII Troféu Olga  de Pinciroli Polo Aquático  Feminino -2015 –  a ser realizado nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo , no período de 03 a 13 de Dezembro de 2015, nas Piscinas do Botafogo e Futebol e Regatas no Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo, em piscina a ser indicada pela Federação Aquática Paulista - FAP.

Conforme Reunião Técnica realizada na Sede da CBDA- Rio de Janeiro, e através de SKYPE , na presença de representantes na Federação Aquática Paulista – FAP, no dia 09 de Março de 2015, conforme Ata divulgada no Boletim 088/2015 datado de 10 de Março do referido mês, o Troféu Olga Pinciroli 2015, será realizado de uma forma pouco mais longa, nos mesmos moldes da Super Liga de Polo Masculina 2015.

Lembramos que essa decisão vem atender a solicitação da Federação Aquática Paulista- FAP, na pessoa de seu Supervisor de Polo Aquático, Sr. Erik Seegerer, e corroborada por todos os presentes.

Assim, a competição poderá ser realizada, como sugestão da CBDA, no sistema de turno e returno, com semi finais e finais, nos seguintes períodos e cidades

De 03 a 06 de Dezembro – Primeiro Turno – Rio de Janeiro

De 09 a 11 de Dezembro – Segundo Turno – São Paulo

De 12 a 13 de Dezembro-  Semi Finais e Finais – São Paulo

Segue abaixo, trecho transcrito da Ata da Reunião, publicada no Boletim 088/2015:

“…..Outro assunto abordado na sequência foi o Troféu Olga Pinciroli. O Sr. Erick Seegerer sugeriu adotar a forma de disputa sugerida pela FAP, num total de 3 (três) semanas. O Sr. Ricardo Cabral colocou que do ponto de vista técnico seria o ideal, mas mostrou-se preocupado em ralação custos dos clubes. O Sr. Antonio Canetti, colocou que três semanas  seria viável, fazendo uma fase estadual e duas interestaduais, uma no Rio outra em São Paulo. Foi acordado, então, por ocasião do Olga Pinciroli, uma Reunião para definir uma forma de disputa para ampliar o máximo possível a competição, o que foi aceito por todos..”

Conforme o Regulamento da competição, a confirmação das equipes na competição para fins organizacionais da CBDA e dos Clubes participantes, deverá ser feita até o dia  23 de OUTUBRO DE 2015 e o prazo de inscrição com entrega de Relação Nominal e pagamento de inscrições no dia 15 de NOVEMBRO de 2015

Lembramos que o valor da taxa de inscrição, para a referida competição é de R$ 561,00 (quinhentos e sessenta e um reais), por equipe, e  mesma deve ser efetuada até o prazo final das inscrições .

Informamos, ainda, que as inscrições serão realizadas on line, através do site da CBDA www.cbda.org.br.

A Reunião Técnica para Elaboração da Tabela de Jogos, acontecerá no dia 17 de Novembro as 14:00h, na Sede da CBDA , Rio de Janeiro. Poderão participar da Reunião os representantes de clubes devidamente credenciados. Faremos, também, a Reunião Via Skype com a Federação Aquática Paulista.

O original deste Boletim, assinado pela Presidência encontra-se no site da CBDA, www.cbda.org.br, e solicitamos que o mesmo seja amplamente divulgado entre as entidades filiadas.

Atenciosamente

Coaracy Nunes Filho

Presidente

R E G U L A M E N T O DO VII TROFÉU OLGA PINCIROLI DE POLO AQUÁTICO FEMININO 2015

Rio de Janeiro e São Paulo , de 03 a 13 de Dezembro de 2015

Cap. I – DA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Art.1 – Somente poderão participar da competição as atletas inscritas e devidamente cadastradas na CBDA, e respeitada a legislação sobre transferências.

Art.2 - Até o prazo final de inscrições, as atletas deverão estar devidamente cadastrados na CBDA, e pertencer à Entidade pela qual participarão da competição.

Art.3 - O prazo para pagamento das inscrições e entrega da Relação Nominal com Nº DE CADASTRO CBDA encerra-se no dia 15 de Novembro  de 2015, e o prazo para confirmação da Equipe na Competição para fins organizacionais é o dia 23 de Outubro de 2015.

§ Primeiro- As inscrições das entidades devem ser feitas on line através do site da CBDA www.cbda.org.br

Segundo : De acordo com o Regimento de Taxas da CBDA:

“ 21 -  Retirada da  equipe de Polo Aquático.

21.1 – Antes da Confecção da Tabela de Jogos – ISENTO

21.2 – Após Reunião Técnica para Confecção da Tabela –  R$1.180,00.”

Art.4 – Poderão participar do evento somenteas Entidades filiadas a CBDA.

§ Único - O Delegado Geral a ser indicado pela Presidência da CBDA, fará a supervisão do evento, recebendo, em nome da CBDA todos os documentos pertinentes ao evento.

Art.5 –Cada entidade, deverá apresentar até 30 ( trinta ) minutos antes de cada partida,  à mesa de controle, relação nominal contendo o nome dos 13 atletas que participarão do jogo. O nome desses atletas deverá constar da relação inicial de 25 ( vinte e cinco ) atletas apresentada na inscrição da equipe.

§ Primeiro – A relação das 13 ( treze ) atletas que participarão do jogo, não poderá ser alterada depois de entregue à mesa de controle.

§ Segundo – A relação dos(as) atletas poderá ser alterada a cada jogo, desde que os atletas façam parte da relação inicial dos 25 ( vinte e cinco ) nomes entregues à CBDA por ocasião da inscrição da equipe.

Art.6  - Só será permitida a entrada no recinto da piscina (piscina de aquecimento, piscina de jogo, área VIP, área de arbitragem e área médica ) das pessoas autorizadas. Cada equipe só poderá entrar na área da piscina de jogo com treze atletas e mais as três pessoas que poderão permanecer no banco de reservas.

§ Único  - As equipes estarão isentas de entregar as três bolas para a realização do campeonato, quando a CBDA tiver contrato de exclusividade, com uma marca específica de bolas e for usá-las no campeonato.

Art.7 – A tabela de jogos, local, horário, relação dos árbitros e outros oficiais, deverão ser rigorosamente respeitados por todos os participantes e pelos responsáveis da Federação sede que tem a responsabilidade da organização dos meios físicos para o correto cumprimento das regras e jogos do Evento.

§ Primeiro  - O original das súmulas de todos os jogos deverão ser entregues ao Delegado Geral, logo depois do jogo concluído. Cópias das súmulas deverão ser obrigatoriamente entregues aos Delegados das equipes, até 30minutos após o encerramento do jogo, ou imediatamente após ser feito algum relato na súmula.

§ Segundo  - Se por qualquer circunstância um jogo não puder ser realizado, deverá ser levado a efeito nas seguintes vinte e quatro horas. A resolução do local, horário, oficiais de arbitragem, será assumida pelo Delegado Geral ouvidos os delegados das equipes envolvidas e a Comissão de Arbitragem.

CAPÍTULO II-DOS LOCAIS DE COMPETIÇÃO E APLICAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO.

Art.8 – As toucas, sungas e uniformes em geral, são de exclusiva propriedade e responsabilidade de cada equipe participante, devendo estar todos de acordo com as Regras vigentes da FINA.

Art.9 – Todos os jogos deverão ser realizados de acordo com as Regras vigentes da FINA, para o Masculino e Feminino, exceção:

WP 5.1- Neste caso podendo as equipes jogarem com um ou dois goleiros, de acordo com a Regra FINA anterior.

CAPÍTULO III – DA DISPUTA

Art. 10  -As equipes jogarão na primeira fase, todas contra todas em turno e returno. As quatro primeiras colocadas pelo somatório total de pontos e outros critérios de desempate descritos a seguir, jogarão as semi finais e finais da competição de forma cruzada.: 1o x 4o e 2o x 3o. As vencedoras avançando para disputas se ouro e prata e perdedoras o bronze. vencedoras destes jogos disputarão as semi finais contra as primeiras colocadas e as vencedoras disputarão as finais da competição.

§ Único – Na primeira fase não será considerado resultado por empate. Assim todos os jogos que terminarem empatados, serão decididos conforme  a regra da FINA, Disputa de Penalti.

Art.11 – Na fase de classificação os pontos administrados corresponderão a 03 pontos (dois ) por vitória no tempo normal; 02 pontos por vitória na decisão por pênaltis, 1 ( um ) por derrota na disputa por pênalti e 00 por derrota no tempo normal.

Os critérios para desempate, no caso de duas ou mais equipes obtiverem igualdade de pontos, na fase de classificação ( somatório de pontos no primeiro e segundo turnos), obedecerá  a seguinte ordem:

.

·  Equipe que tiver obtido o maior número de vitória no tempo normal;

·  Saldo de gols, entre as duas equipes envolvidas na disputa

Acima de 02 equipes:

·  saldo de gols (somente entre as equipes envolvidas na disputa). Permanecendo o empate entre as três ou duas equipes, passa a ser considerado:

·  Maior número de gols marcados

·  Menor número de gols sofridos

·  Tiro de Penalty

·  No caso de Penalty entre três equipes, sorteia-se, primeiro duas equipes para o primeiro confronto. A equipe vencedora avança na disputa com a equipe que ficou de stand by.

CAPÍTULO IV – DAS EQUIPES

Art.12 – As equipes deverão estar prontas para apresentação, uniformizadas e, ou, no mínimo identificadas pelas toucas, dez minutos antes do início do jogo, atendendo a chamada do Oficial do Jogo, ainda na piscina de aquecimento, ou em local determinado pela organização do evento. A entrada na piscina de jogo para aquecimento, deverá ser feita imediatamente após o término da partida anterior, com exceção feita sempre ao primeiro jogo de cada rodada, quando as equipes poderão já aquecer na piscina de jogo.

§ O tempo de aquecimento será de 10 (dez) minutos e começará a contar a partir do término do jogo anterior

Art.13 – A Mesa de Controle fará a apresentação das equipes durante o aquecimento, mencionando o número da touca, o nome correspondente e quando possível a função na equipe. (goleiro, defesa, centro, atacante ), destacando por último o capitão da equipe.

Art.14 – A Mesa de Controle ao registrar um gol deverá anunciar o número da touca e o nome do artilheiro, mencionando o nome pelo qual o atleta é conhecido.

§ Único – Caso não haja placar eletrônico, ou por qualquer motivo o mesmo não estiver funcionando, sempre que ocorrer um gol a Mesa de Controle será obrigada a fornecer o tempo que falta para encerramento do  quarto ou da partida.

CAPÍTULO V – DAS PENALIDADES

Art.15 – Todo atleta que for excluído do jogo, sem direito a substituíção por ter cometido um ato de brutalidade, ( de acordo com a definição da regra WP 22.9, da FINA ) estará automáticamente suspenso da próxima partida em que sua equipe vier a participar, sem prejuízo das penalidades que a Comissão Disciplinar Temporária vier a determinar. E também por determinação da FINA, ao atleta faltoso não será permitido permanecer no recinto da piscina (área de jogo), antes e durante os jogos que estiver cumprindo a suspensão, isso inclui também o período de aquecimento pré-jogo.

Art.16 – Todo membro da comissão técnica, que estiver participando do jogo, sentado no banco de reservas, que for excluído do jogo após receber um cartão vermelho estará automaticamente suspenso da próxima partida em que sua equipe vier a participar, sem prejuízo das penalidades que a Comissão Disciplinar Temporária vier a determinar. E também por determinação da FINA, ao atleta faltoso, ou a qualquer membro da comissão técnica (técnico , auxiliar técnico ou dirigente), não será permitido permanecer no recinto da piscina (área de jogo), antes e durante os jogos que estiver cumprindo a suspensão, isso inclui também o período de aquecimento préjogo.

Art.17 – Se uma equipe quando solicitada não alinhar para apresentação, ou a fizer de maneira desrespeitosa ao  público ou a organização do evento, o árbitro deverá relatar na súmula, entregar ao Delegado Geral do evento, que deverá tomar as medidas cabíveis segundo o CBJDD e, encaminhar a Comissão Disciplinar Temporária da competição.

Art.18 – A equipe que não estiver alinhada na piscina de jogo na hora estipulada pela Tabela Oficial do evento, publicada pela CBDA, em Boletim Oficial, será declarada perdedora por WO. Neste caso, o placar do jogo será de 5 x 0,a favor da equipe presente.

Art.19 – Toda equipe que perder um jogo por WO, tendo a mesma já disputado pelo menos um jogo na competição, será automaticamente eliminada do evento, salvo se a ausência  da equipefor motivada por impossibilidade meteorológica ( tempestades, enchentes, catástrofes, etc.) ou por perturbação da ordem pública que impeça o acesso da equipe ao local do jogo.

Art.20 – Caso alguma equipe não cumpra o disposto no Capítulo IV, Art.20 – DAS EQUIPES, o Delegado Geral do evento deverá fazer um relatório e enviar para apreciação da Comissão Disciplinar Temporária da CBDA.

CAPÍTULO VI – DAS AUTORIDADES DO EVENTO

Art.21 – O Delegado Geral, nomeado pelo Presidente da CBDA, exercerá a autoridade máxima do evento, cabendo-lhe as decisões finais.

Art.22 – O Delegado Geral poderá exercer simultaneamente a função de Delegado do Jogo, ou poderá nomear outra pessoa para a função.

Art.23 – O Delegado do Jogo, presidirá a Mesa de Controle, dando total apoio à arbitragem no controle das incidências contrárias às Regras que possam ocorrer no recinto da piscina. Substitui também o Delegado Geral na sua ausência.

Art.24A Comissão de Arbitragem ( C.A. ), deverá determinar a relação da arbitragem até 24 horas antes de cada rodada, quando o evento tiver uma rodada por dia. E após a primeira rodada do dia, quando houver mais de uma por dia, informando sempre por escrito  obrigatóriamente ao Delegado Geral, aos delegados das entidades participantes,  aos árbitros, juízes de linha e mesários, a participação para qual foram designados.

§ Único – Nenhuma autoridade do evento, bem como nenhum delegado das entidades participantes, poderão solicitar ou recusar a escala de qualquer árbitro, juiz de linha ou oficial de mesa, para qualquer partida do evento.

Art.25 – As funções e a autoridade do árbitro começam no momento que seu nome seja divulgado pela Comissão de Arbitragem, designando-o para uma partida e, terminarão com a entrega da súmula do jogo ao Delegado Geral, devendo-lhe ser dispensado, no exercício de suas funções, o máximo respeito e consideração por partes das entidades participantes, diretores, representantes, sócios. Jogadores e funcionários. Aos árbitros e demais oficiais serão atribuidas a direção técnica e disciplinar dos jogos, competindo-lhes, no exercício de suas funções

Art.26- Durante o desenrolar do jogo, o árbitro é considerado autoridade máxima, sendo determinantemente vedado qualquer pessoa interferir na sua atuação e permanecer no local que lhe é reservado. O mesmo se aplica aos bandeirinhas e mesários.

Art.27 – Todas as autoridades designadas, deverão estar presentes no local do jogo, até uma hora antes da hora marcada para seu início.

CAPÍTULO VII – DA PREMIAÇÃO

Art.28–Serão premiadas as 3 ( três ) primeiras equipes classificadas, recebendo medalhas representativas de Ouro, para o Campeão, de Prata, para o Vice-Campeão e de Bronze, para o Terceiro Colocado. O Capitão de cada equipe receberá os troféus correspondentes ao terceiro, segundo e primeiro lugar.

Art.29 – Serão concedidos Troféus:

·  Ao goleiro menos vazado, através da média de gols sofridos pelo número de jogos realizados pela equipe

 

·  Ao artilheiro, que será o atleta com maior número de gols assinalados durante o evento, não incluindo-se as disputas de Penalty em jogos decisórios de classificação final.

CAPÍTULO IX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art.30 – Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo Delegado Geral aplicando as determinações contidas no Regras Oficiais de Polo Aquático da FINA e pelo Código Brasileiro de Disciplina e Justiça Desportiva ( CBJDD)




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