Atualizações de Regras de POLO AQUÁTICO

Por Livany Avino
Em 26 de fevereiro de 2015

Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2015.

Boletim nº 067/2015

RC

Ilmo. Sr.

Presidente de Federação

Senhor Presidente,

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, vem divulgar as modificações das Regras de Polo Aquático para serem usadas no período de 2015 a 2017 e as Regras Experimentais de Polo Aquático, para serem aplicadas durante o Campeonato Mundial FINA de Júnior e Jovens 2015 e 2016, homologadas pela FINA, atualizadas no Congresso Técnico de DOHA/2014 e traduzidas pelo Coordenador de Arbitragem da CBDA, Sr. Roberto Cabral.

O Boletim original, encontra-se assinado pela Presidência e arquivado na CBDA. Solicitamos, ainda, que este seja amplamente divulgado entre os clubes inscritos na competição.

Atenciosamente,

Coaracy Nunes Filho

Presidente

Regras da FINA com modificações a serem usadas no período de 2015 a 2017 atualizadas no último Congresso Técnico realizado em Doha 2014

Tradução – Roberto Cabral

WP 1.4 A distância entre as linhas de gol não deve ser inferior a 20 metros e não mais de 30 metros para jogos masculinos. A distância entre as linhas de gol não deve ser inferior a 20 metros e não mais de 25 metros para jogos femininos. A largura do campo de jogo não deve ser menor que 10 metros, e não mais de 20 metros. O limite do campo de jogo em cada extremidade será 0,30 metros atrás da linha de gol.

WP 3.3 Para jogos masculinos, a circunferência da bola não pode ser inferior a 0,68 metros e não mais de 0,71 metros, e sua pressão será de 90 55-97 62 kPa (quilo de Pascal) (13 8-14 9 )libras por polegada quadrada atmosférica). WP 3.4 para jogos femininos, a circunferência da bola não pode ser inferior a 0,65 metros e não mais de 0,67 metros, e sua pressão deve ser 83 48-90 55 (quilo de Pascal) (12- 07-13 8) libras por polegada quadrada atmosférica).

WP 5.6 A qualquer momento no jogo, um jogador pode ser substituído ao deixar o campo de jogo na área de reentrada mais próxima de sua própria linha de gol . O reserva pode entrar no campo de jogo a partir da área de reentrada, logo que o jogador tenha visivelmente emergido para a superfície da água dentro da zona de re-entrada. Se um goleiro é substituído ao abrigo desta regra só deve ser feito por um goleiro substituto. Se a equipe tiver menos de sete jogadores a equipe não deverá a ser requisitada a ter um goleiro. Nenhuma substituição deve ser feita ao abrigo desta regra entre o momento em que um árbitro atribua um pênalti e a cobrança  do tiro. exceto em um pedido de tempo.

  [Nota: No caso em que o goleiro e goleiro suplente não tiver o direito ou a possibilidade de participar, uma equipe que joga com sete jogadores será obrigada a jogar com um goleiro alternativo que deverá usar a touca do goleiro.

Durante um jogo de uma equipe não tiver suplente além de o goleiro substituto, ou o goleiro ou o goleiro suplente poderá jogar como um jogador de campo].

WP 21.10  Usar as duas mãos para segurar um adversário que não esteja segurando a bola em qualquer parte do campo de jogo.

WP 22.8 Para o treinador, ou qualquer oficial da equipe, ou jogador de tomar qualquer ação com a intenção de evitar um provável  gol ou retardar o jogo. Nenhuma  falta pessoal será adicionada para este delito para o treinador ou qualquer oficial da equipe.

WAPG 2  Idade agrupamento para o polo aquático para meninos e meninas são as seguintes:

 15 anos de idade e menores de 16 anos,

17 e 18 anos de idade 19e 20 anos de idade

A idade de Jovens e Junior para os Campeonatos Mundiaisl  são 18 anos ou menos e 20 anos ou menos.

Regras Teste de polo aquático para ser aplicada durante o Campeonato Mundial  FINA de Júnior e Jovens de polo aquático 2015 e 2016.

Tradução – Roberto Cabral

WP 1 CAMPO DE JOGO & EQUIPAMENTO

WP 1.4 A distância entre as linhas de gol não deve ser inferior a 20 metros e não mais de 25 metros. A largura do campo de jogo não deve ser menor que 10 metros, e não mais de 20 metros. Para eventos FINA, a distância entre as respectivas linhas de meta deve ser de 25 metros e a largura do campo de jogo deve ser de 20 metros. A profundidade da água deve ser consistentemente não inferior a 1,8 metros e 2,0 metros preferido. [Diagrama em WP 1.2 e FR 7.2 para ser lido e ser coerente com esta WP 1.4]

WP 3 A BOLA

 WP 3.3 e WP 3.4  A circunferência da bola não pode ser inferior a 0,65 metros e não mais de 0,67 metros, e sua pressão deve ser 48 - 55 (kilo de Pascal) (7-8 libras por polegada quadrada atmosférica) .

WP 4.3 Toucas

As toucas devem ser numeradas em ambos os lados com os números de 0,10 metros de altura. O goleiro deve vestir a touca numero . 1 e as outras toucas devem ser numerados de 2 a 11. O goleiro substituto deverá usar uma touca vermelha de numero 11. Um jogador não deve ser autorizado a alterar o seu número da touca durante o jogo, exceto com a permissão de um árbitro e com notificação ao secretário.

WP 5 equipes e substitutos

WP 5.1 Cada equipe será composta por um máximo de onze jogadores: nove jogadores de campo e dois goleiros. A equipe deve iniciar o jogo com não mais de seis jogadores, um dos quais será o goleiro e quem deverá  vestir a touca do goleiro. Quatro reservas podem ser usados como substitutos. Uma equipe que joga com menos de seis jogadores não deve ser obrigada a ter um goleiro

WP 5.6  A qualquer momento no jogo, um jogador pode ser substituído ao deixar o campo de jogo na área de reentrada mais próxima a sua própria linha de gol . O reserva pode entrar no campo de jogo a partir da área de reentrada, logo que o jogador tenha visivelmente aparecido para a superfície da água dentro da zona de re-entrada. Se um goleiro é substituído ao abrigo desta regra só deve ser por o goleiro substituto. Se uma equipe estiver com menos de seis jogadores a equipe não deve ser obrigada a ter um goleiro. Nenhuma substituição deve ser feita ao abrigo desta regra entre o momento em que um árbitro atribua um pênalti e a cobrança do tiro.

Nota: No caso em que o goleiro e goleiro suplente não tiver o direito ou a possibilidade de participar, uma equipe que joga com seis jogadores será obrigada a jogar com um goleiro alternativo que deverá vestir a touca do goleiro. Durante um jogo se uma equipe não tiver nenhum suplente além de o goleiro substituto , ou o goleiro ou o goleiro suplente poderá jogar como um jogador de campo]

[Interpretação: Se o goleiro ou goleiro suplente jogar como um jogador de campo o jogador será obrigado a usar a touca de numero  12 da equipe.




Boletins relacionados

Patrocinadores / Apoiadores