Critérios de convocação completar a Seleção Brasileira Olímpica de Nado Sincronizado

Por carlosmello
Em 12 de setembro de 2014

Rio de janeiro, 12 de setembro de 2014.

Ilmo. Sr.
Presidente de Federação

Prezado Presidente:

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, em Reunião de Diretoria, dia 08 de setembro, após ouvir sugestões apresentadas pelas Técnicas da Seleção Olímpica de Nado Sincronizado, analisadas pela Supervisora Técnica de Seleções, pela Coordenadora da modalidade e pela Diretora de Arbitragem, RESOLVEU adotar as seguintes providências:
Critérios de convocação de 2 atletas para completar a Seleção Brasileira Olímpica de Nado Sincronizado, que já conta com 12 atletas, para disputar:

• XVII JOGOS PAN AMERICANOS – que será realizado de 09 a 11 de julho de 2015, em Toronto, Canadá. Para essa competição serão convocadas 9 atletas sendo que o corte das demais será feito dia 13 de junho de 2015. As atletas cortadas para essa competição, retornam aos treinos com a seleção após o evento.
• 16TH FINA WORLD CHAMPIONSHIPS – que será realizado de 09 a 11 de julho de 2015, em Toronto, Canadá. Para essa competição serão convocadas 10 atletas e o corte será feito dia 13 de junho de 2015. As atletas cortadas para essa competição, retornam aos treinos com a seleção após o evento.
• XXXI JOGOS OLÍMPICOS – que será realizado de 14 a 19 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil. – Para essa competição serão convocadas 9 atletas e o corte será feito dois dias antes da data limite para a inscrição final.
• COMPETIÇÕES PREPARATÓRIAS INTERNACIONAIS- em 2015 e 2016. Para as competições preparatórias serão convocadas 10 atletas e o corte será feito dois dias antes da data limite para a inscrição final. As atletas cortadas para cada competição preparatória, retornam aos treinos com a seleção após cada evento.

A- Serão consideradas para efeito de convocação os resultados obtidos pelas nadadoras, exclusivamente na seguinte competição:
• SELETIVA PARA A CATEGORIA SÊNIOR – realizada dias 15 e 16 de outubro de 2014 – Parque Aquático Maria Lenk – Rio de Janeiro

B- Esta seletiva engloba nadadoras da seguinte categoria nascidas até 2000. Não será permitida a inscrição de atletas que não tenham o ano de nascimento dentre os acima estabelecidos.

C- Para participar desta seletiva a atleta deverá, obrigatoriamente, ter participado do campeonato abaixo listado:
• Campeonato Brasileiro Absoluto – nível A de 2013

D- As inscrições serão gratuitas e deverão ser efetuadas até 15 dias antes da realização da seletiva.

E- A seletiva é constituída de duas avaliações:
• ROTINA – valendo 70% do total
• EXERCÍCIOS DE FORÇA (7 exercícios)-  valendo 30%

F- A prova de ROTINA será avaliada pelas técnicas Julie Sauvè e Maura Xavier e pela supervisora geral de seleções, Mônica Rosas.  Serão dadas notas de 0 (zero ) a 10 (dez) com até uma casa decimal, variando de 0,1 a 0,9. Será feita a média aritmética das notas.

G- Os aspectos julgados terão o seguinte peso:
• Elementos – 40%
• Execução e sincronização – 40%
• Maneira de apresentação – 20%

H- A forma de apresentação das atletas será feita de forma individual e a ordem será feita por sorteio, executado no Congresso Técnico, no dia 15/10/2014 às 8:00h, no Parque Aquático Maria Lenk.

I- A rotina é o Programa Técnico de Equipe e será enviada por link na internet, mediante solicitação do clube para o email: “[email protected]

J- A avaliação dos exercícios de força será o somatório das pontuações obtidas pelas atletas em cada exercício e aplicado o percentual citado na letra E.

K- Os exercícios são os citados abaixo:
1. SUPINO – supino com a barra, deitada no banco – 10 repetições. Somente serão computados os movimentos corretos. A pontuação será feita pela divisão do peso da atleta pelo peso levantado.
2. AGACHAMENTO – agachamento com a barra no mínimo a 90º – 10 repetições. Somente serão computados os movimentos corretos. A pontuação será feita pela divisão do peso da atleta pelo peso levantado.
3. BARRA COM PEGADA SUPINADA – máximo nº de repetições. Não conta tempo. O que vale é o maior número de repetições. O movimento correto é elevar o tronco até que o queixo passe da barra. Somente serão computados os movimentos corretos.
4. DESENVOLVIMENTO COM A BARRA – sentado no banco – 10 repetições. Só será computado o movimento correto. A pontuação será feita pela divisão do peso da atleta pelo peso levantado.
5. ABDOMINAL (SUPRA)– Tronco no solo, pernas flexionadas, Subida e descida do tronco. Máximo nº de repetições em um minuto. Somente serão computados os movimentos corretos.
6. FLEXÃO DE BRAÇOS NA POSIÇÃO VERTICAL ENCOSTADA NA PAREDE  – flexão até a cabeça encosta no colchonete (parada de dois apoios). Máximo nº de repetições em um minuto. Somente serão computados os movimentos corretos.
7. FLEXÃO DE BRAÇOS – Com as pernas esticadas e os pés apoiados no chão. Máximo nº de repetições em um minuto.
L- Havendo empate entre a atletas, para o preenchimento das vagas, o critério utilizado para o desempate será a pontuação mais alta na rotina.

A CBDA se reserva o direito de resolver os casos pendentes, sempre na condição de se formar a melhor equipe brasileira para participar das competições citadas acima.
Atenciosamente,

Coaracy Nunes Filho
Presidente



Boletins relacionados

Patrocinadores / Apoiadores